quarta-feira, 25 de julho de 2012

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 20 anos com desafio de fazer cumprir suas metas

Atividades realizadas pelo PDA Sampa Sul

Considerado um marco da defesa dos direitos humanos no Brasil, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) completa 20 anos nesta terça-feira (13) celebrando a redução da mortalidade infantil em 58% e a retirada de cerca de cinco milhões de crianças de postos de trabalho. Apesar dos avanços, o texto ainda apresenta lacunas e, além disso, o país precisa aumentar as políticas públicas para garantir que todas as crianças tenham acesso aos direitos garantidos por ele – o que ainda não acontece.


Para a Subsecretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Silveira Oliveira, um dos principais desafios que o Brasil precisa encarar é a falta de uma rede de atendimento especializada no Judiciário e na polícia.
Comemoração de aniversário do ECA
  Precisamos de mais juizados [de menores] e mais núcleos especializados em casos envolvendo crianças e adolescentes. Também faltam delegacias voltadas tanto para o atendimento de crianças vítimas de violência, quanto especializadas em casos em que os adolescentes são os autores de infrações na lei.
Um dado que ainda preocupa é o número de adolescentes infratores cumprindo medidas socioeducativas no país: em 2009, 16.940 menores estavam internados, contra 4.245 em 1996, segundo dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. 
PDA Sampasul realizada jogos e brincadeiras
 para as crianças da comunidade Jd. Paranapanema  
Embora a taxa o número de adolescentes infratores internados tenha diminuído na última década – entre 1996 e 1999, por exemplo, o número de internações cresceu em 102,09%, contra 2,44% entre 2007 e 2009 – há quem defenda que a redução da maioridade penal – de 18 para 16 anos de idade – possa mudar esse quadro. 

Desde 2007, uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que propõe a redução da maioridade penal está parada no Congresso. Na ocasião, o relator do texto na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), argumentou que pessoas de 16 anos já estavam aptas a responder pelos seus atos, e observou que os crimes considerados “leves” continuariam a ser julgados de acordo com o ECA. 

Para a subsecretária, porém, a análise está equivocada, e o país não tem estrutura, em seu sistema prisional, para receber esses adolescentes e, muito menos, para ajudá-los a retomar o convívio em sociedade. O tema é polêmico e, embora urgente, ainda não há previsão para retornar à pauta.

Fonte: Página Inicial/Notícias/Brasil/Notícias.r7.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda do PDA

15/maio - Educação Ambiental (para crianças) - Local: sede do PDA Sampa Sul - Horário: 15:00h

17/maio - Atividade de Artesanato (para Famílias) - Local: sede do PDA Sampa Sul - Horário: 15:00h


18/maio - Atividades em referência ao DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES - Local: Escola Estadual Chácara Santa Maria - Horário: o dia todo

23/maio - Educação Ambiental (para crianças) - Local: CCA São Bento

24/maio - Educação Ambiental (para crianças) - Local: CCA São Bento

24/maio - Atividade de Artesanato (para Famílias) - Local: sede do PDA Sampa Sul - Horário: 15:00h

25/maio - Educação Ambiental (para crianças) - Local: CCA São Bento